Xadrez Escolar

Projeto de Xadrez nas Escolas de São Sebastião do Paraiso 2017
CMXE 2015

Projeto de Xadrez Mentes Brilhantes e Mente Brilhante

Circuito de Xadrez Escolar Mentes Brilhantes 

Projeto Xadrez - SETES 2014

Em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Esportes a Federação Mineira de Xadrez está capacitando professores de escolas públicas municipais das cidades de Três Pontas,Virginópolis e Cachoeira da Prata. Os professores estão sendo treinados para ministrar as aulas e incrementar torneios regionais.Além do treinamento , foram doados 350 jogos de xadrez para os municípios.

Projeto de Xadrez Escolas SEE - PROETI 2014

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Federação Mineira de Xadrez está proporcionando a capacitação de  professores de  escolas estaduais que participam do projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), da SEE. Durante a capacitação, eles aprendem a usar o xadrez como elemento pedagógico. A capacitação tem carga horária de 20 horas presenciais e 20 horas de atividades online. Todos os professores participantes recebem um material que deverá dar suporte para a realização de atividades em sala de aula

O xadrez já é usado em diversas escolas da rede como ferramenta pedagógica. Alunos de escolas que estão inseridas no ‘Projeto Educação em Tempo Integral’ já têm aulas do jogo no contraturno. Para enriquecer esse trabalho, uma série de oficinas ministradas por um representante da Federação Mineira de Xadrez é realizada em diversas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) com professores que atuam dentro do projeto. De hoje (02/06) até quarta-feira, 84 educadores da SRE Conselheiro Lafaiete fazem esse curso, que faz parte do ‘Projeto Xadrez nas Escolas’

Matérias em :

Xadrez é foco de oficinas com educadores da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete - Link

Uso pedagógico do xadrez é tema de oficina ministrada a professores da Superintendência de Nova Era - Link

No dia 04/12/2014 foi realizado nas dependências do Plug Minas o 1 Torneio de Xadrez FMX2014/PROETI-SEEMG .Participaram 221 atletas de 48 escolas públicas estaduais.Premiação do 1 ao 20 lugar de 3 categorias nos naipes masculino e feminino.

 

 

Mais que um jogo, um instrumento de ensino. É com essa ideia que as escolas da rede estadual de ensino incentivam a prática do Xadrez na sala de aula. Durante os dias 01 a 05 de Abril, professores de 259 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana que participam do projeto Educação de Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), estão sendo capacitados para desenvolver o jogo na escola.

O curso integra as atividades do projeto ‘‘Xadrez na Escola de Tempo Integral’, resultado de uma parceria entre a Secretaria e a Federação Mineira de Xadrez, que irá beneficiar cerca de 20 mil alunos. Todas as escolas participantes do Projeto receberam, no final do ano passado, recursos para aquisição de Kits de xadrez (tabuleiros, peças e relógios).

O curso compreende 40 horas/aula presencial e 30 horas/aula online e material de apoio pedagógico.

Link para Reportagem da TV Mina

Link para Reportagem da Agência Minas

Link para Reportagem da TV Globo

 

Projeto de Xadrez Escolas SEE - PROETI 2013

O Circuito Mineiro de Xadrez Escolar é um evento patrocinado pelo Governo de Minas e executado em parceria com o Minas Olimpica – SEEJ e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Estes eventos proporcionam a oportunidade de maior integração social, perspectivas de melhorar o nível técnico além de contribuir para a formação do indivíduo.

 



Circuito Mineiro de Xadrez Escolar  ano 2008-2009  e Final 



Circuito Mineiro de Xadrez Escolar ano 2009-2010



Circuito Mineiro de Xadrez Escolar ano 2011-2012

Av. Olegário Maciel, 311 sala 108. Centro. Belo Horizonte - MG - CEP 30.180-110 .