CAMPEONATO MINEIRO ONLINE DE XADREZ RÁPIDO POR EQUIPES - 2020

REGULAMENTO

 

17 de outubro de 2020

 

  1. : O Campeonato Mineiro de Xadrez por Equipes Online tem por objetivo promover o xadrez mineiro online, além de movimentar e manter as relações entre os enxadristas durante o período de Isolamento Social determinado pelo Ministério da Saúde

 

O Torneio é organizado pela Federação Mineira de Xadrez (FMX), com apoio da Liga Regional de Xadrez - LRX Mata-Vertentes e do Olympic Clube Barbacena/MG.

 

2. Composição: As equipes, quanto ao gênero, poderão ser mistas; compostas no máximo por quatro tabuleiros.

 

IMPORTANTE: Atletas de outros estados poderão disputar o torneio como convidados.  Cada equipe poderá ter em sua composição um atleta de outro estado da Federação, de acordo com sua filiação junto à CBX.

 

2.1. A equipe deverá nomear um capitão, que será um dos jogadores, independente da mesa que vá ocupar durante o torneio.

 

2.2. Endereço: Plataforma de Xadrez lichess.org.

As contas no Lichess.org deverão ter, no mínimo, 60 (sessenta) dias de sua criação no momento da inscrição para o torneio, devidamente comprovado pelo print da tela do perfil do jogador na plataforma do Lichess.

 

2.3. O jogador deverá estar conectado à plataforma de vídeo conferência (site zoom.us, com webcam e microfone obrigatórios), no momento de cada rodada.

 

2.4. O atleta utilizará o aparelho celular para mostrar, pelo sistema de vídeo conferência, teclado e tela de seu computador onde estará disputando a partida, além de, possivelmente, sua identificação física.

 

3. Inscrições: Serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos neste regulamento.

 

3.1. No ato da inscrição, será obrigatória a informação dos seguintes dados:

 

3.1.1. Nome da equipe;

 

3.1.2. Nome completo do capitão da equipe;

 

3.1.3. Nomes completos e demais dados dos jogadores: ID FMX; data de Nascimento; número de whatsapp; e nick do atleta na plataforma Lichess;

Deverá ser enviado também um print da tela de perfil no lichess referente à conta de cada atleta, oportunidade em que será comprovado o período de atividade da conta acima de 60 (sessenta) dias.

Se o atleta não tiver cadastro na FMX deverá efetuar o cadastro no link https://www.fmx.org.br/cadastro-atleta 

 

3.1.4. Os atletas são responsáveis pelas informações prestadas.

 

  1. . A ordenação dos jogadores aos tabuleiros será de escolha do capitão da equipe e mantida até o final do torneio.

A ordenação dos jogadores nos tabuleiros deverá ser enviada à Coordenação do Torneio no momento da inscrição.

 

  1. . Cada equipe deverá enviar as informações e comprovante do pagamento da taxa de inscrição para o e-mail presidente@fmx.org.br

 

R$80,00 (oitenta reais); até dia 09 de outubro;

R$100,00 (cem reais); até dia 16 de outubro;

Após o dia 16 de outubro não serão aceitas inscrições.

 

3.4. O valor da inscrição indicada acima se refere a uma equipe e deve ser depositado integralmente na conta indicada abaixo:

Banco Itau (341)

agencia 1582; conta 04245-1

CNPJ 18.231.415/0001-31; Federação Mineira de Xadrez

 

Outras informações com Luciane Sepúlveda Viana (31)9-8899-2948 (whatsaap)

 

Em hipótese alguma serão aceitos depósitos feitos por envelopes em caixas eletrônicos. Somente transferências bancárias ou depósitos diretamente nos caixas das agências bancárias.

 

A não observação da determinação acima acarreta na perda do depósito realizado.

 

4. DA PREMIAÇÃO:

 

O título de “equipe Campeã Mineira online 2020” somente será homologado após o prazo de 10 (dez) dias, desde que nenhuma conta dos atletas tenha sido encerrada por qualquer motivo.

A Equipe 1ª colocada receberá uma aula em conjunto, com duração de duas horas, ministrada pelo Mestre Internacional , da Casa do Xadrez;

OBS.: A aula é intransferível e deverá ser agendada com a Direção da Casa do Xadrez.

 

5. Programação:

17 de outubro de 2020

LOCAL: Plataforma LICHESS

14h – Congresso Técnico;

Rodadas em sequência.

 

Os organizadores poderão alterar os horários das rodadas comunicando previamente aos atletas, no grupo de WhatsApp exclusivo para assuntos do torneio.

 

Obs 1: Sorteio de cor e emparceiramento da 1ª rodada serão feitos durante o Congresso Técnico.

 

Obs 2: O emparceiramento da rodada seguinte será divulgado logo após o encerramento dos trabalhos de contabilização de resultados.

 

  1. A confirmação da inscrição implicará no reconhecimento do nome da equipe na “Relação de Equipes Participantes”, bem como no reconhecimento dos nomes de seus integrantes e seus dados, ordenados nos tabuleiros, de acordo com a disposição feita pelo capitão da equipe.

 

  1. A tolerância para equipe ou jogador em atraso será de 10 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada.

Caso a partida não tenha início, a comissão organizadora irá avaliar a situação para decidir o resultado, seguindo os parâmetros abaixo:

- O atleta que não estiver presente será considerado derrotado na partida.

- O convite para a partida será feito pelo atleta que estiver jogando com as peças brancas; exceto se houve diferença de rating que impossibilite o jogador de brancas realizar o convite. Neste caso, o convite deverá ser firmado pelo atleta que estiver jogando de negras.

- O atleta de peças negras deverá demonstrar que está disponível na plataforma de jogo para pleitear o ponto da vitória, caso o adversário de peças brancas não compareça na plataforma para a disputa da partida.

 

  1. A equipe, ou jogador, que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o fim da rodada em questão, será excluído do torneio.

 

  1. . Ritmo de jogo: 10 minutos com 05 segundos de acréscimo por movimento.

 

7. Sistemas de emparceiramento: de acordo com o número de equipes inscritas.

  1. Sistema Suíço em 5 rodadas para número igual ou superior a 7 equipes;

  2. Sistema Round-Robin para número igual ou inferior a 6 equipes;

  3. Match de 4 partidas para as duas equipes.

 

8. Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.

 

  1. Sistema Suíço:

  2. . Pontos por Equipe (Match);

  3. Pontos por Partida;

  4. Confronto Direto;

  5. Sonneborn-Berger;

  6. Buchholz – 1;

  7. Sorteio.

 

  1. . Sistema Round-Robin:

  2. Pontos por Equipe;

  3. Pontos por Partida;

  4. Confronto Direto;

  5. Sonneborn-Berger;

  6. Sistema Koya;

  7. Sorteio.

 

  • A contagem dos pontos será feita nos moldes olímpicos da FIDE:

a) Vitória no match: 2,0 pontos; b) Empate no match: 1,0 ponto; c) Derrota no match: 0 ponto.

 

9. Regimento e diretrizes: a competição será regida pela Lei da FIDE, sob suas diretrizes gerais, onde houver aplicabilidade, com anuência da FMX.

 

9.1. As informações contidas no folder integram o presente regulamento.

 

9.2. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.

 

10. Disposições gerais:

O capitão deverá manter a formação oficial da equipe durante toda a competição. A ausência de um atleta faz com que seja declarada a vitória do atleta adversário, de acordo com o emparceiramento gerado. Não haverá substituição de atletas.

Exemplo: Se o atleta de uma equipe, que estiver jogando na mesa três, abandonar o torneio, nas demais rodadas, especificamente na mesa três será declarada a derrota, mas ainda assim a equipe poderá vencer o match, no caso, por 3 a 1 ou 2,5 a 1,5.

 

Caso seja constatado algum erro no processo de substituição, ou relativo à formação original da equipe, esta será penalizada com a perda dos pontos nos tabuleiros irregulares.

 

O capitão, atletas e expectadores online estarão obrigados a seguir as regras da FIDE e deverão abster-se de fazer qualquer intervenção durante as partidas de jogadores de sua própria equipe ou da equipe adversária. O infrator estará sujeito às penalidades previstas no código da FIDE.

 

Para disputar a partida o atleta deverá usar um computador ou um notebook. Não será permito que dispute a partida utilizando o aparelho celular. O celular será utilizado para mostrar a tela e o teclado do computador onde estará disputando a partida. A conexão na videoconferência (plataforma Zoom) será feita pelo celular, enquanto a conexão na plataforma Lichess.org será feita pelo computador ou notebook.

 

Enquanto estiver disputando a partida, um aparelho celular deverá estar conectado à plataforma Zoom mostrando, no mínimo, a tela do computador ou notebook onde estiver disputando a partida. Lembrando que a tela do computador obrigatoriamente deverá ser mostrada durante a partida, se possível, o aparelho celular deverá mostrar também parte de seu corpo (tronco e cabeça) e o teclado, como no exemplo abaixo;

 

 

 Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de anotações, fontes de informações ou conselhos, ou analisar em outro tabuleiro (físico ou eletrônico); 

 

O jogador está proibido de utilizar quaisquer meios eletrônicos de comunicação além dos obrigatórios para o jogo, durante toda a partida;

 

Se houver queda de conexão do adversário, ainda assim o atleta não poderá reivindicar a vitória. Neste caso deverá transcorrer todo o tempo da partida, sendo certo que poderá haver a reconexão, e neste caso o atleta retoma a partida, porém sem devolução de tempo;

 

Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado;

 

Todos os jogadores deverão ter condições de se comunicar com os organizadores antes de início de cada rodada;

 

Os jogadores que realizarem atos considerados ilegais, seja através de uso de engines, auxílios ou quaisquer outros mecanismos, serão excluídos do torneio e receberão punição na Federação Mineira de Xadrez;

 

Todos os jogadores deverão permanecer na mesma aba/janela da plataforma de disputa da partida a partir do início da rodada;

 

A plataforma utilizada para a disputa é soberana sobre suas decisões, não sendo passível de recursos. Se esta plataforma indicar que houve “cheating”, o atleta receberá a punição cabível;

 

Os casos apresentados em nível de recurso aos organizadores serão decididos o mais breve possível, mas não acarretará alteração no emparceiramento da rodada seguinte e nem mesmo atraso em seu início. A decisão será proferida por uma comissão e dela não caberá qualquer recurso administrativo.

 

11. Comitê de Apelação:

Não serão aceitos recursos contra este regulamento após o encerramento do congresso técnico. 

 

A competição será regida pelas leis da FIDE.

 

O comitê de recursos será composto por três membros.

 

O recurso deverá ser apresentado por escrito, enviado por e-mail, exclusivamente pelo atleta que se sentir prejudicado, até 15 minutos após o término da partida. Neste recurso, fica a cargo do atleta indicar provas, documentos e arquivos pertinentes ao caso em questão no primeiro momento, não sendo possíveis novos argumentos ou novos documentos após o pedido de recurso;

 

Para decidir, a comissão analisará as imagens do Zoom e a própria partida. O comitê é soberano em suas decisões, não cabendo mais quaisquer recursos administrativos;

 

Para habilitar seu recurso, o atleta deverá pagar a taxa de R$100,00 (cem reais); Sendo provido, o atleta terá devolução de 50% do valor pago. Não sendo provido, não haverá devolução;

 

A partir do segundo recurso apresentado pelo mesmo atleta, o valor passará a R$200,00 (duzentos reais);

 

O Recurso somente será analisado após o pagamento da taxa.

 

12. CONTATO

 

Para dúvidas e outras informações:

 

Luciane Sepúlveda Viana (31) 9-8899-2948 (WhatsApp ou ligação)

Ricardo Salim (32) 9 8837-3305 (WhatsApp ou ligação)

Pedro Lage (32) 9 9121-2142 (WhatsApp ou ligação)

13. ANEXOS

 

Tutorial para utilizar o Zoom durante o torneio

Assista ao vídeo instrutivo: https://www.youtube.com/watch?v=-Jd1Hgyf4DM

Tutorial para configurar a conta, fazer e receber convites na plataforma Lichess.org;

Os jogadores devem configurar suas contas na Plataforma Lichess para receber convites de qualquer adversário, com também explicado no vídeo com o link abaixo.

Assista ao vídeo instrutivo: 

https://youtu.be/lbbajWHstYU

Av. Olegário Maciel, 311 sala 108. Centro. Belo Horizonte - MG - CEP 30.180-110 .